sexta-feira, 20 de maio de 2011

Workshop sobre Alimentação Saudável

No âmbito da VI Semana da Sáude e do Exercício Físico, a turma participou num workshop sobre Alimentação Saudável, dinamizado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
Os alunos assistiram à elaboração de cocktails de frutas frescas que provaram.

No final, os alunos debateram a temática da alimentação saudável com o Chefe de Cozinha/Formador da Escola de Hoteleria e Turismo de Portalegre.

sábado, 14 de maio de 2011

Actividades 2ºPeríodo

O vídeo seguinte regista algumas das actividades em que os alunos participaram ao longo do 2ºPeríodo....

terça-feira, 10 de maio de 2011

VISITA À “VILLA” LUSITANO ROMANA DE TORRE DE PALMA

Os alunos visitaram no dia 6 de Maio as ruínas romanas que distam cerca de 5 Km de Monforte.

Trata-se de uma “villa” rústica onde uma poderosa família romana, os “Basíli”, construíram uma sumptuosa residência fixando-se aí, de modo permanente, desde o Séc. II até ao Séc. IV, rodeados de servos e amigos. Aqui recebiam numerosos convivas e viajantes. Exploravam um vasto latifúndio que incluía termas, adega, lagares, celeiros e outras dependências agrícolas. Os alunos tiveram igualmente a oportunidade de visitar as ruínas da Basílica Paleo-Cristã, provavelmente datada do Séc. IV, que se encontra a norte e um Baptistério em forma de cruz de Lorena, considerado um dos mais raros da Península Ibérica, só com similares na Palestina e no Norte de Àfrica.


Depois da visita, enquadrada numa das mais belas paisagens alentejanas, os nossos jovens tiveram direito ao seu lanche da manhã num local muito bem concebido para o efeito.
É com riquezas destas que Portugal é feito!


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho


No passado dia 28 de Abril comemorou-se o dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.





Os alunos aplicaram um inquérito sobre o tema a vários trabalhadores do concelho de Monforte.







Para consultar mais informação sobre este dia visite a seguinte página web: http://www.dnpst.eu/index.php

Solidariedade


Durante o 2º Período, em Educação Artística e Visual, fizemos um trabalho evocando o tema da solidariedade. Desta vez, experimentámos a expressividade do ponto e da linha na pintura de silhuetas humanas (de tamanho real) e de letras, que construímos com cartões usados.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nas aulas de Formação para a Cidadania, a turma construiu "teias"  alusivas ao livro Uma viagem pelos Direitos da Criança...com que fios tece....
Cada "teia" incluiu direitos, deveres e compromissos mencionados pelos alunos porque, afinal, ser cidadão é saber fazer bom uso dos seus direitos, cumprir deveres e assumir compromissos: tudo para um mundo melhor!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Desafio de Língua Portuguesa


No âmbito da disciplina “Viver em Português” os alunos realizaram o trabalho intitulado “O Testamento”, o qual teve como objectivo mostrar a importância dos sinais de pontuação na Língua Portuguesa.
O Resultado....
E para que ninguém se esqueça de como eles são realmente importantes, fica aqui

lançado um pequeno (será?!) desafio a todos os alunos PIEF. Ora aqui vai…


Coloca, na seguinte frase, os sinais de pontuação que consideres adequados, de modo a que esta faça sentido:
       Um pastor tinha um cão e a mãe do pastor era também a mãe do cão

Uma dica:
          deves utilizar apenas dois pontos finais!

       
                            Boa sorte!
______________________________________

Resposta ao Desafio:

Um pastor tinha um cão e a mãe. Do pastor é também a mãe do cão.